A FIV (sigla em inglês para Vírus de Imunodeficiência Felina) e a FeLV (sigla em inglês para Leucemia Felina) são doenças felinas com alta transmissibilidade entre gatos, muito comuns em locais onde os animais não são castrados. O contágio ocorre através do contato com fluidos corporais, principalmente com a saliva. Por essa razão, é essencial proteger os gatinhos contra essas doenças. A vacina para gatos FIV e FeLV é um dos meios mais eficazes para fazer isso.
O que é a vacina para gatos FIV e FeLV?
A vacina contra FIV e FeLV é um medicamento que protege os gatos dos efeitos dessas infecções. Ela estimula a produção de anticorpos no organismo do animal, capacitando-o a combater a infecção caso ocorra. Essa vacina é rotineiramente administrada a gatinhos a partir do terceiro mês de vida. Em gatos adultos, a imunização é recomendada a cada ano.
Como funciona?
A vacina contra FIV e FeLV é administrada por injeção, sendo normalmente aplicada na região do ombro do animal. O processo envolve, em alguns casos, o uso dos chamados adjuvantes, substâncias que otimizam a resposta do organismo do animal à vacina.
Vantagens
- Oferece proteção duradoura: Estudos mostram que a vacina para gatos FIV e FeLV pode oferecer proteção ao animal durante mais de 12 meses.
- Previne doenças graves: Além de garantir a saúde do gato contra infecções não tratáveis, a vacina previne algumas doenças graves, como o câncer. Reduz a transmissibilidade: Ao proteger os animais, a vacina diminui o risco de transmissão destas infecções para outros felinos.
O uso da vacina para gatos FIV e FeLV é essencial para garantir a saúde e qualidade de vida dos nossos amigos peludos. Se você está preocupado com a bem-estar do seu pet, conte com a Bicho Bão, especialista no segmento de instalação e venda de Clínica Veterinária.