A acupuntura é uma técnica milenar usada no tratamento de diversas afecções. Por meio de inserção de agulhas em locais específicos do corpo, é possível promover o equilíbrio e a saúde de um indivíduo. Assim também acontece com os gatos idosos, que podem se beneficiar com essa modalidade de terapia.
O que é Acupuntura em Gatos Idosos?
A acupuntura é uma técnica criada há aproximadamente 4 mil anos na China. Seu uso se insere na medicina tradicional chinesa, sendo baseada na manipulação dos canais energéticos e do equilíbrio dos sete principais pontos de energia (meridianos). Ela trata doenças que possam comprometer a saúde do seu gato, especialmente aqueles mais velhos. Através da aplicação de agulhas em pontos nas patas, cauda, orelha e pescoço, é estimulado o fluxo de energia que, na visão da medicina tradicional chinesa, regula todas as funções do organismo.
Como Funciona a Acupuntura em Gatos Idosos?
O processo é simples e não leva mais que 15 minutos. O veterinário começa verificando o estado geral do gato, avaliando desde as condições físicas até as emocionais. Pode-se buscar também identificar os sintomas que se deseja tratar com a prática da acupuntura. Para a aplicação das agulhas, o gato é colocado suavemente em uma posição que permita a manipulação das articulações e o acesso às áreas que necessitam do estímulo acupuntural.
Vantagens da Acupuntura em Gatos Idosos
- Alivio dos sintomas e melhora da qualidade de vida; Ação antienvelhecimento; Fortalecimento do sistema imunológico; Ajuda no controle da dor; Melhora da circulação sanguínea; Maior equilíbrio emocional.
A acupuntura também proporciona ao seu gato a sensação de relaxamento e bem-estar geral. Seu uso requer avaliação médica e deve ser acompanhado pelo veterinário para que as sessões sejam bem aproveitadas. Uma consulta na empresa Bicho Bão, que é especializada em serviços veterinários, pode ajudar a identificar se o seu gato se encaixa na condição de ser beneficiado com a acupuntura ou não.