A castração pet, também conhecida como esterilização, é a melhor forma de controle populacional de animais domésticos tanto no Brasil quanto em partes do mundo, pois reduz as chances de ocorrer o abandono e a proliferação de doenças. É uma cirurgia realizada pelos veterinários que tem como objetivo remover os órgãos reprodutivos dos animais, masculinos e femininos, evitando assim que ocorra a reprodução basta. Em geral, a castração é feita em animais adultos ou idosos e existem condições que precisam ser avaliadas antes da cirurgia para garantir a melhor saúde do pet.
O que é castração pet?
A castração pet é uma cirurgia realizada para remover os órgãos reprodutivos dos animais domésticos. É uma prática comum desde o início da domesticação, e se tornou ainda mais comum nos dias de hoje, em virtude dos efeitos positivos que proporciona para o manejo populacional. Alguns dos benefícios são redução das taxas de abandono, controle de zoonoses, diminuição do número de cães e gatos nas ruas, controle da superpopulação nos abrigos, entre outros.
Como funciona a castração pet?
A castração em cães e gatos consiste na retirada dos órgãos reprodutivos, e é realizada por meio de cirurgia sob anestesia. Geralmente o procedimento é feito em animais adultos, que já passaram pela fase juvenil e fase adulta. Os responsáveis pelo pet devem levar o animal ao veterinário para realizar uma consulta e exames pré-operatórios, para garantir que o pet esteja saudável para passar pela cirurgia.
Quais são as vantagens de se optar pela castração pet?
- Redução ao ciclo de monta dos animais: o procedimento reduz comportamentos naturais como fugas para procurar parceiras, marcação de território, latidos e miados constantes.
- Redução dos riscos de doenças: algumas doenças podem ser evitadas se o pet for castrado, como as neoplasias de mama, ovário, útero, entre outras.
- Controle da superpopulação de cães e gatos nas ruas: a castração pet contribui significativamente na prevenção deste problema, e ainda reduz o número de animais nos abrigos e o número de doenças transmitidas por animais abandonados.
- Controle dos casos de maus tratos: a castração pet auxilia na prevenção do descarte dos animais domésticos, que muitas vezes são vitimas de exploração e maus tratos.
- Melhora de humor: por melhorar o comportamento dos animais, o procedimento também ajuda na melhora da qualidade de vida destes pets.
A castração pet é uma prática benéfica para o pet, para os responsáveis e para a sociedade, e deve ser vista como cu