A castração de fêmea é uma prática cirúrgica realizada com animais domésticos, principalmente cães e gatos, visando uma série de benefícios para a saúde e comportamento do pet. Além dos aspectos estéticos, a castração de fêmea tem o papel de evitar doenças e acabar com o comportamento de acasalamento dos animais, como marcação de território e apresentação de sintomas de cio.
O que é castração de fêmea?
Castração de fêmea é um procedimento cirúrgico realizado por um veterinário especializado, no qual a cadela ou gata é submetida à retirada das suas glândulas sexuais, ou seja, os ovários e útero. Com a cirurgia, a fertilidade do animal é totalmente eliminada, pois não haverão ovos para fecundação.
Como funciona a castração de fêmea?
A castração de fêmea é realizada com anestesia geral, seguindo todos os protocolos de biossegurança. A cirurgia é realizada de forma rápida e é segura para o animal, já que conta com o acompanhamento de todo o processo por parte do veterinário. A recuperação é relativamente rápida e deve ser realizada uma série de exames para avaliar o estado de saúde do animal.
Vantagens da castração de fêmea
- Redução de risco de tumores de mama
- Redução dos riscos de desenvolvimento de doenças como endometrite, cistos ováricos e tumores de ovário
- Fim dos cios e a redução de hormônios que possam influenciar o comportamento do cão ou gato
- Redução na quantidade de filhotes de cães e gatos abandonados
A castração de fêmea é uma alternativa eficaz e segura para garantir o bem-estar geral dos seus animais de estimação. Se você deseja mais informações a respeito ou se interessa em realizar a castração da sua cadela ou gata, conte com a Bicho Bão, empresa especializada em serviços relacionados ao pet.