A castração gato é um procedimento cirúrgico realizado para prevenir o aparecimento de crias indesejadas. A castração gato está igualmente associada à redução dos problemas comportamentais e à melhoria na saúde e qualidade de vida do animal.
A castração gato consiste na remoção de duas glândulas, a glândula sexual maior (ovário e útero em gatas) e a glândula sexual menor (testículo em gatos). Além disso, é considerado um tratamento para vários problemas hormonais e é frequentemente usado para "dessexualizar" os gatos, principalmente os machos.
O que é a castração gato
A castração gato é um procedimento comumente usado que envolve a remoção cirúrgica das glândulas sexuais dos gatos. Devido a seu baixo custo, a castração pode ser uma opção para proprietários de gatos que não desejam que seu animal tenha filhotes, ou para gatos que não possam viver com animais do sexo oposto.
Como funciona a castração gato?
Geralmente, a castração é realizada sob anestesia geral. A cirurgia envolve a remoção, em gatos machos, dos testículos e, em gatas, dos ovários e útero. O procedimento é relativamente simples e de baixo risco. A maioria dos gatos se recupera rapidamente da anestesia e entra em casa algumas horas após a cirurgia.
Vantagens da castração gato
- Reduz o risco de doenças sexualmente transmissíveis;
- Evita o aparecimento de problemas comportamentais como marcação de território e brigas; Diminui a tendência deles saírem de casa em busca de parceiros; Reduz drasticamente ou até elimina o cio nos gatos; Auxilia no controle da superpopulação animal.
A castração gato é um procedimento comum e seguro para melhorar a saúde e bem-estar dos animais. Além disso, auxilia no controle da superpopulação animal, o que contribui para o bem-estar da comunidade. Se você estiver interessado em saber mais sobre o assunto ou procurar orçamentos, a Bicho Bão especializada em instalação e vendas de Clínica Veterinária.